A origem das empanada não está clara, no entanto a primeira menção a uma empanada remonta a época medieval. Os historiadores descobriram um livro de cozinha catalã que talvez tenha a receita de empanada mais antiga. Um espanhol, Ruperto de Nola o publicou em 1520. Elas teriam chego a Espanha da Pérsia pelas mãos dos invasores árabes.
Tempo depois os primeiros imigrantes espanhóis trouxeram a receita para a Argentina durante o século XVI. A dieta da Espanha medieval incluía pão, legumes e diferentes tipos de carne. Todos estes ingredientes aparecem nas receitas de empanadas tradicionais.
Os ingredientes básicos das empanadas mudaram com o passar dos anos. Historicamente, uma empanada era uma simples massa de pão recheada de carne de rês ou porco. Atualmente o recheio da empanada depende do que esteja na estação e seja fresco.
Na historia argentina, a empanada foi uma vez conhecida como a comida do trabalhador. Isto se deve a que era uma comida completa que era fácil de levar ao trabalho. Havia inclusive uma disputa nas ruas das cidades argentinas entre imigrantes espanhóis que vendiam empanadas frias e os imigrantes italianos que as vendiam quentes.
Embora não seja mais assim nos dias de hoje, a facilidade do prato não se perdeu com as últimas gerações e segue sendo um elemento básico da cultura gastronômica argentina.
Muitas famílias preparam empanadas como uma comida fácil para a janta ou mesmo uma festa. Nas esquinas das ruas se vendem empanadas aos passantes.
Ademais, os restaurantes populares começaram a preparar receitas originais e até extravagantes de empanadas. A empanada argentina é tão histórica que se tornou obrigatório provar uma em qualquer viagem à Argentina.
Fonte: independente.com.br